domingo, 17 de fevereiro de 2013

Pós Graduação Psicoterapia Junguiana


Pós Graduação
Psicoterapia Junguiana
Unip




Psicologia Analítica
Início previsto para a 2ª quinzena de março de 2013
Objetivos
·               O curso visa estudar os fundamentos, os métodos e os procedimentos da Psicologia Analítica e contextualizando o pensamento de Jung segundo suas bases filosóficas e teológicas, discutindo sua inserção em sua época e na atualidade. Visa ainda compreender a linguagem simbólica na forma como se manifesta na Religião Ocidental e Oriental, percorrendo o horizonte dos mitos, símbolos.
·               Capacitar nossos alunos a observar e interpretar, tecendo um paralelo entre processos criativos e o processo de Individuação;
·               Estimular o planejamento e a execução de pesquisas em apresentação e discussão das técnicas diagnósticas e do raciocínio clínico da Psicologia Analítica.
Programa do Curso
Bases Filosóficas e Teológicas do Pensamento de C.G. Jung
Estudo do desenvolvimento do pensamento de Jung e sua inserção em sua época, levantando as principais correntes filosóficas e teológicas que influenciaram seu pensamento e a elaboração de conceitos, método e técnicas.
Jung Vida e Obra
Aspectos biográficos da C. G. Jung sua origem, época e meio social na formação da sua teoria.
Psicologia Analítica
A construção das estruturas básicas da psique e sua dinâmica: Arquétipos, Complexos, Persona Sombra. Anima, Animus e Self.
Origens da tipologia junguiana 
·         Os tipos psicológicos e suas aplicações
·         Atitudes extroversão e introversão
·         As funções irracionais e racionais
·         A estrutura cruciforme, função principal, auxiliar e inferior
Desenvolvimento da personalidade
·         As fases do desenvolvimento: infância e adolescência
·         A Metanóia e o processo de individuação
·         A família e o casal na psicologia analítica
Estudos da linguagem simbólica: sonhos, mitos e contos
·         Estudos de Alquimia
·         Sonhos na infância, adolescência e metanóia e na clinica
·         Mitologia Africana,
·         Mitologia Grega e
·         Mitologia Egípcia,
·         Mitologia Nórdica
·         Mitologia Japonesa
·         Mitologia  Hindu.
·         Mitologia Indígena,
·         Lendas e Folclore Brasileiro
·         Contos de fada como instrumento clinico
Técnicas Expressivas na Psicologia Analítica
Arte e Jung – Recursos Artísticos na prática clínica
O uso de mandalas e seu simbolismo.
História da Arte
Sandplay – Fundamentação Teórica.
Intervenção RIME como facilitadora da Função Transcendente e do Processo Alquímico.
Integração Psicofísica - O encontro do trabalho de Sandor e Jung - toques sutis.

Psicopatologia – Psicofarmacologia – Neurociências
Uma revisão da interlocução entre a psicologia analítica, as neurociências e a psiquiatria sobre a relação mente/corpo/sintoma.
Imagem e Símbolo
História da Arte e a leitura simbólica.
Cinema como expressão de imagens e a leitura junguiana.
Metodologia Científica
Orientação para projetos de Monografia
Elaboração de artigos científicos Resenha de livros  e filmes.
Estudo de Caso
Carga horária total: 544 horas
Duração: 30 meses

Corpo Docente
Acací de Alcantara- Psicóloga, Membro didata da AJB, filiada à International Association for Analytical Psychology - IAAP. Atualmente é diretora do Instituto Junguiano de São Paulo.
Ana Catarina Araújo Elias: Psicóloga, Doutora pela UNICAMP. Professora titular da UNIP.
Áurea P. Roitman: Psicóloga, Analista Junguiana do IJUSP/AJB e da IAAP.
Ana Maria Caramujo Pires de Campos: Psicóloga clínica, Especialista em Musicoterapia, Mestre  em Ciências Médicas, UNICAMP.
Ana Maria Galrão Rios: Psicóloga, Mestre em Psicologia clínica Junguiana PUC-SP.
Dulce Helena Rizzardo Briza: Analista Junguiano, Presidente  do IJUSP/AJB e membro da IAAP.
João Bezinelli: Psicoterapeuta, Mestre em Psicologia Clínica / Estudos Junguianos pela PUC-SP.. Professor e Coordenador do Curso "Jung e Corpo" do Instituto Sedes Sapientiae.
José Jorge de Morais Zacharias: Psicólogo, Doutor em Psicologia Social pela USP, Especialista em Psicologia Junguiana pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo., Analista Junguiano l (AJB/IAAP).
Leda Seixas Maria Perillo: Psicóloga, Mestre em Psicologia pela PUC-SP. Editora da Revista Hermes.
Lucia Helena Hebling Almeida: Psicóloga clínica e Doutora em Ciências Médicas, UNICAMP
Lucas Vaz de Lima Mattos: Médico Psiquiatra, Especialista em Psiquiatria pela AMB, Especialização em Dependência Química pela Unifesp.
Marisa Catta-Preta: Psicóloga, com especialização pelo Instituto Sedes Sapientiae em Cinesiologia, Mestre em Psicologia clínica Junguiano pela PUC de São Paulo.

Maria Elci Spaccaquerche: Psicóloga e Mestre, PUC-SP; Coordenadora da coleção “Amor e Psique” da Paulus, Coordenadora de Eventos Junguianos Paulus.

Paola Vieitas Vergueiro: Psicóloga, doutora pelo Núcleo de Estudos Junguianos /PUC-SP. Especialista na abordagem junguiana e em arteterapia, mestre em Distúrbios do Desenvolvimento .
 Renata Whitaker Horschutz: Psicóloga clínica, membro didata da Associação Junguiana do Brasil e membro da International society for Sandplay Therapy.

Silvana Parisi: Psicóloga, Doutora pelo Instituto de Psicologia da USP.

Professores convidados:
Denise Gimenez Ramos: Psicóloga, Analista Junguiana, membro da SBPA, professora titular e coordenadora do Núcleo de Estudos Junguianos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP. Possui graduação em Psicologia pela PUC-SP. Mestrado em Clinical Psychology – New School for Social Research. Professora titular dos Programas de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica e em Ciências da Religião da PUC-SP, onde coordena o Núcleo de Estudos Junguianos. Foi vice-presidente da International Association for Analytical Psychology e atualmente é membro do Comitê Executivo e Chair of the Academic Subcommitte dessa Associação, com sede em Zürich
Gustavo Barcellos: Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Psicologia Clínica pela New School for Social Research de Nova York, analista didata da Associação Junguiana do Brasil-AJB e membro da Associação Internacional de Psicologia Analítica-IAAP. Conferencista com trabalhos apresentados no Brasil e no exterior, coordena seminários de psicologia arquetípica desde 1985, tendo traduzido e editado vários títulos de James Hillman.
Liliana Liviano Wahba: Doutora em Psicologia . Núcleo de Estudos Junguianos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP.  Membro da International Association for Analytical Psychology    Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica de São Paulo.
Marion Rauscher Gallbach: Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP. Analista Junguiana SBPA, com formação no Instituto C.G.Jung de Zurique, Suíça. Membro da International Association for Analytical Psychology – IAAP. Coordenadora do Núcleo de Sonhos da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica – SBPA. Professora convidada no Núcleo de Estudos Junguianos, Pós-graduação PUC-SP.
Rosa Maria Farah, Psicóloga , Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, professora da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da mesma universidade; Coordenadora do Núcleo “O Corpo na Psicologia” e do NPPI – “Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática”, setor responsável pelo Serviço de Informática da Clínica Escola da PUC-SP; Supervisora de estágio na mesma Clínica Escola.  
Coordenadora do curso: Profa. Dra. Irene Gaeta Arcuri, Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutora em Psicologia Clínica pela PUC  , Mestre em Gerontologia pela PUC/SP,  especialista em Práxis Artísticas interface com a Saúde pela USP, psicoterapeuta Junguiana. Livros publicados: Memória Corporal: o simbolismo do corpo na trajetória da vida (Vetor, 2004); Arteterapia de corpo e alma (organizadora, Casa do Psicólogo, 2004); Arteterapia e o corpo secreto (Vetor, 2006); Arteterapia: um novo campo do conhecimento (organizadora, Vetor, 2006);Velhice, envelhecimento Complex(idade) (organizadora, Vetor, 2005); Velhice, envelhecimento: um guia para vida (organizadora, Vetor, 2006); Velhice Masculinidade (organizadora, Vetor, 2006); Temas em Psicologia e Religião (organizadora, Vetor, 2007); Arteterapia e mandalas: Uma abordagem Junguiana(Vetor, 2010); Psicoterapia junguiana: Novos caminhos na clínica (Vetor, 2010); Corpo em Jung: Estudos em calatonia e práticas integrativas – Cap. 10 (Vetor, 2012); e Quem tem Medo do Dr. House? – Cap. 9 – Compulsão – Sintoma do Dr. House (Primavera editorial, 2012).  Sonhos e Arte - Diário de Imagens em co-autoria com Marisa Catta-Preta e Antonio Peticov pela Primavera Editorial, 2012. Orienta  grupo de estudos sobre “Sonhos e Arte e a obra de Carl Gustav Jung”; além de conduzir supervisão clínica.


Maiores Informações poderão ser obtidas através dos telefones:São Paulo - Central de Pós Graduação Lato Sensu            (11) 2166-1066      end_of_the_skype_highlighting. Outras localidades: 0800-0109000 begin_of_the_skype_highlighting            0800-0109000      end_of_the_skype_highlightingFale com a Pós-graduação LatoSensu através do email: atendimento.pos@unip.br

end_of_the_skype_highlighting

Nenhum comentário:

Postar um comentário