quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Gestalt-terapia no atendimento grupal e comunitário

Profissionais com distintas formações na área de Humanas coordenam grupos de apoio, de intercâmbio de experiências sobre problemáticasespecíficas, assim como projetos sociais de cunho preventivo, muitas vezes, em equipes multidisciplinares. 
A Gestalt é uma abordagem que pode oferecer subsídios consistentes para este tipo de trabalho por entender o ser humano como um ser basicamente relacional.
Nossa proposta é oferecer uma fundamentação que ajude a instrumentar o terapeuta para trabalhos interpessoais e grupais, assim como uma instrumentação prática que habilite o profissional a atuar com indivíduos e grupos na abordagem gestáltica, refinando sua escuta e olhar para o outro.
Cada encontro compreenderá uma parte teórica e uma prática com vivências de situações interpessoais e grupais que instrumentem o terapeuta na condução e processamento das dinâmicas emergentes. Além disto, os participantes terão oportunidade de discutir e supervisionar durante o curso, o trabalho que desenvolvem e/ou pretendem desenvolver em seus locais de trabalho.


Itens a serem abordados:

Visão de ser humano como ser-no-mundo: Campo organismo-ambiente.
Relação dialógica e postura terapêutica no trabalho grupal.
Fundamentos teóricos do trabalho com grupos.
Vivência e instrumentação de processos grupais.
Recursos expressivos no trabalho com grupos e comunidades.
Exercício de uma visão institucional e comunitária na implantação e /ou execução de projetos.
Trabalhos com grupos com problemáticas específicas
Orientação na elaboração de projetos
Supervisão de projetos e/ou de trabalhos com grupos


A quem se destina:
Curso dirigido a profissionais da área de relações de ajuda: Psicólogos, médicos, enfermeiros, assistentes e trabalhadores sociais, profissionais de saúde e educação, terapeutas expressivos, mediadores, etc.



Carga horária:
56 horas (7 módulos)

Data:
Aos sábados nos dias:

27 de abril
18 de maio
29 de junho
27 de julho
31 de agosto
28 de setembro
26 de outubro

Horário:
Das 09:00 às 18:00 Hs

INVESTIMENTO:
R$ 1.732,00 à vista ou 7 parcelas de R$ 248,00 (1ª depósito bancário e as demais cheques, cartão ou boleto bancário)



Corpo Docente:

Selma Ciornai (Coord): CRP 06/55380-3

Doutora em Psicologia Clínicapelo SaybrookInstitute EUA (valid. USP), Mestre em Arteterapia (EUA). Gestalt-terapeuta (Inst. Gestalt de São Francisco, EUA). Fundadora, membro da coordenação acadêmica e docente dos cursos de Arteterapia do Inst. Sedes Sapientiae e do INFAPA, POA. Pioneira na abordagem Gestáltica em Arteterapia no Brasil. Docente do Inst. Gestalt de SP e docente convidada em vários institutos de Gestalt terapia no Brasil e países latinos. Autora e organizadora da série "Percursos em Arteterapia," e de artigos sobre Gestalt terapia publicados em revistas nacionais e internacionais.

Ney Alvares: CRP: 06/30.422

Psicoterapeuta clínico de adultos, casais e em grupo.
Formado em Psicologia pela PUC-SP, especialista em Gestalt-Terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae e Especialista em Psicologia Clínica – CRP. Formação em Psicoterapia e Trabalho Biográfico numa perspectiva antroposófica.
Supervisor clínico e coordenador de processos institucionais e de equipes em Saúde Pública.
Membro da formação em coordenação de grupos numa abordagem fenomenológica – FenôEGrupos

Nenhum comentário:

Postar um comentário