domingo, 3 de fevereiro de 2013

Estudo da cor: aspectos técnicos, históricos e relação com a música

O associado arteterapeuta Sando Leite ministrará o curso

Datas: 02 a 06 de abri, todo sábado das 8h00 às 12h00
FMU - Av. Lins de Vasconcelos, 3406 (Metrô Vila Mariana)


  •  O estudo da cor é um dos temas mais complexos no campo das artes visuais e, talvez, o mais fascinante. Estudar a cor exige imersão, por isso a condição para a sensibilização e reconhecimento de sua aplicação começa no exercício de manusear as tintas. O legado da utilização da cor nas mais variadas manifestações visuais mescla tanto significados convencionais quanto a inauguração de novas conot...ações oriundas da especificidade da linguagem a que está vinculada, como por exemplo, na intrigante relação que estabelece com a música.

    O curso propõe colocar o aluno em contato com as misturas e efeitos da cor a partir da utilização de tintas e, a partir dessa experiência, sensibilizá-lo a olhar diferencialmente para as obras de importantes artistas.

    2- CONTEÚDO TEÓRICO:
    Conceitos básicos da Teoria da Cor; Elementos históricos ilustrados por expoentes das artes visuais (Cinema, Escultura, Fotografia, Moda e Pintura); Relação entre artes visuais (enfoque na cor) e música.

    3- CONTEÚDO PRÁTICO:
    Oficina de cor com utilização de tintas (guache): misturas básicas, gradações, contrastes, transparências, aplicações cromáticas; Exercício de escuta musical e relações cromáticas
    .
     
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário