terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Curso - Corpo e Arte: A Segunda metade da Vida, Segundo Carl Gustav Jung

A  ARTETERAPEUTA E ASSOCIADA IRENE GAETA ARCURI APRESENTA EM 2013 SEU 

CURSO

Corpo e Arte: A segunda Metade da Vida, Segundo Carl Gustav Jung

Categoria: EXTENSÃO
Unidade: Monte Alegre / SP
Promoção: PUC-SP - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
Situação:
MATRÍCULAS ABERTAS


Informações: (11) 3124 9600
Início em: 07 de março de 2013
Data de Término Prevista: 04 de julho de 2013
Duração: 48 horas
Horário: quintas-feiras, das 13 às 16 horas








.: APRESENTAÇÃO :.
O curso pretende fornecer bases teóricas para a compreensão do fenômeno do envelhecimento a partir do conceito junguiano de metanóia (segunda metade da vida) e instrumentar o aluno a entender indivíduos em processo de envelhecimento em sua prática clínica, social e hospitalar.
Jung afirma reiteradamente em sua obra que na segunda metade da vida (conceito que não tem conotação rigidamente cronológica, mas depende do processo de desenvolvimento individual) o ser humano é obrigado a se confrontar com o fato de que o avançar da idade não pode ser tomado como mero apêndice da juventude, e que o declínio físico não significa afastamento de sua alma, mas exatamente o contrário: a possibilidade de realização do Si mesmo, ou seja, ser quem se é, incluindo na personalidade total conteúdos até então inconscientes devido à unilateralidade do ego jovem. A esta tarefa Jung dá o nome de processo de individuação.
O desenvolvimento de competências artísticas de quaisquer naturezas e o redescobrimento do corpo são fundamentais neste processo, particularmente devido a sua capacidade não verbal de linguagem. Estudos mostram que os seres humanos vão viver cada vez mais e não apenas o número de idosos tende a crescer, como também o número dos muitos idosos, denominados de integrantes da quarta idade (pessoas com mais de 85 anos). No entanto, já a partir da segunda metade da vida o processo de envelhecimento está instalado, o que exige o olhar diferenciado tanto de cuidadores quanto dos próprios indivíduos.
A longevidade humana é um fenômeno do nosso tempo e da nossa sociedade, portanto diz respeito a cada um de nós, o que torna necessária a participação das várias partes interessadas em construir uma sociedade mais acolhedora para todas as idades, como organizações não governamentais, voluntariado, famílias, idosos, universidades, empresas, trabalhadores, sindicatos, instituições de pesquisas.
Objetivos do curso:
Proporcionar aos profissionais de diversas áreas do saber conhecimentos atualizados em Gerontologia e possibilidade de qualificação profissional; desenvolver a capacidade de análise do indivíduo em processo de envelhecimento; esclarecer a relação entre as instâncias psíquicas e a vivência do sujeito quanto ao próprio processo de envelhecimento.
.: DIRIGIDO A :.
Profissionais que atuam com idosos, portadores de diploma de graduação na(s) área(s) e/ou curso(s) de psicologia, gerontologia, serviço social, enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, medicina, direito, educação, enfim, a todos os portadores de diploma de graduação interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre os desafios do processo de envelhecimento, da longevidade e da velhice. O foco é na demanda de atendimento e melhor atenção à saúde do idoso frágil.
.: ESTRUTURA E CARGA HORÁRIA :.
Carga horária total de 48 horas.
.: INVESTIMENTO ( mensalidade ) :.

Valor Total do Curso
R$ 1.138,00
Pagamento parcelado em condições especiais para matrículas realizadas a partir de novembro de 2012. *
* As parcelas são mensais e estão sujeitas aos reajustes legais. Consulte nosso Atendimento, (11) 3124.9600, para informações sobre condições especiais no pagamento parcelado do curso, para associações e Grupos (empresas, escolas ou outras instituições).
.: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR :.
Abordagem Junguiana – a velhice como desenvolvimento humano
  • Introdução à gerontologia;
  • A interdisciplinaridade na gerontologia;
  • A velhice no desenvolvimento humano;
  • A compreensão da velhice na psicologia analítica;
  • A potencialidade criativa .
  • A dinâmica psíquica na velhice;
  • A relação entre as instâncias psíquicas e a vivência do sujeito quanto ao próprio processo de envelhecimento.
Recursos da Arte no Atendimento ao Idoso
Recursos da arteterapia no atendimento ao idoso;
  • A vivência do sujeito quanto ao próprio envelhecimento;
  • O desenvolvimento do processo simbólico.
Linguagem Simbólica do Corpo na Velhice
  • Integração psicofísica na velhice – Calatonia;
  • Doença como expressão simbólica na velhice;
  • O simbolismo do corpo na velhice.
.: CORPO DOCENTE :.
COORDENAÇÃO
Profa. Dra. Ruth Gelehrter da Costa Lopes
PROFESSORES
Dra. Ruth Gelehrter da Costa Lopes;
Dra. Irene Gaeta;
Ms. Rosa Maria Farah

Sujeito a alterações.
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique em Plataforma Lattes, vá em Buscar/Buscar Currículos e digite o nome completo do professor cujo currículo deseja consultar.
.: LOCAL DE REALIZAÇÃO :.
PUC-SP - Campus Perdizes
Rua Ministro de Godói, 969 - Perdizes - São Paulo - SP
Atendimento na Unidade COGEAE Consolação
Mapa de Localização

.: MATRÍCULA :.
Documentos para Matrícula:
No ato da matrícula, além do CPF, do RG e do comprovante de endereço (onde conste o CEP) e entregar pesquisa de perfil preenchida (clique aqui para download). Os alunos graduados deverão apresentar o diploma de graduação e os graduandos deverão apresentar o histórico escolar.
Para que a matrícula seja efetivada, é importante que o aluno traga todos os documentos solicitados.
Local de Matrícula:
PUC-SP - Unidade COGEAE Consolação
Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo - SP - Cep: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600 - Fax.: (11) 3124-9612
Horário de Atendimento: das 9 às 20h30 e sábados das 8 às 12h30.
Mapa de Localização

Realização sujeita ao número mínimo de inscrições.
.: APROVAÇÃO :.
Frequência mínima de 75% das aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0 (sete).


Nenhum comentário:

Postar um comentário