domingo, 13 de maio de 2012

Curso: CONTOS DE FADAS EM ARTETERAPIA

As associadas Patrícia Pinna Bernardo  e Oneide Depret ministrarão o curso abaixo:
CONTOS DE FADAS EM ARTETERAPIA
Interpretação simbólica, aspectos terapêuticos e indicações

 

Eu cresci acompanhada desses maravilhosos personagens que nos encantam e emocionam, não importa que idade tenhamos... Os contos de fadas e mitos, associados a recursos arteterapêuticos, sempre estiveram presentes na minha prática clínica, no meu trabalho em escolas e instituições e nas minhas aulas. Isso porque, assim como a arte, os mitos e contos de fadas podem ser vistos como formas de apreensão, organização e representação de vivências, propiciando a amplificação de temas importantes para o desenvolvimento individual e coletivo. E depois de alguns anos sem dar esse curso, mais uma vez os convido para um curso onde estaremos em contato com esse grande e rico tesouro da humanidade...

“Subir e descer do pé-de-feijão, percorrer o arco-íris, navegar pelo mar e chegar à terra firme... são formas de relacionar realidade e fantasia na constituição de um mundo onde os sonhos também são alimento e os feijões também podem conter alguma parcela de magia. Isso desperta em nós a consciência de que os sonhos muitas vezes podem ser concretizados e a realidade sempre pode ser transformada em algum nível, o que resgata a própria dignidade e autonomia diante das circunstâncias originais da vida de cada um.”
(Patrícia Pinna Bernardo - “Do Caldeirão de Sementes à Harpa Encantada”)
Os contos constituem-se em recursos que podem ajudar-nos a compreender a complexidade da alma humana, pois tratam de questões existenciais com as quais convivemos no nosso dia a dia. Nesse curso, que é vivencial e teórico, serão fornecidas as bases para a compreensão e utilização dos contos de fadas dentro do trabalho terapêutico, pedagógico e preventivo, amplificando o seu conteúdo simbólico e elucidando a sua relação com recursos arteterapêuticos pertinentes às questões por eles abordadas.

Temas enfocados:
- “Era uma vez...” – a dimensão atemporal do inconsciente e a estruturação da consciência
- Contos de fadas, ciclos de desenvolvimento e atividades expressivas correlacionadas
- Personagens, imagens arquetípicas e recursos arteterapêuticos
- Processo de individuação, contos de fadas e Arteterapia
Quando: Segundas-feiras (quinzenalmente), das 19 às 21:30hs
Onde: Rua Ministro de Godói, 1267, Perdizes, SP Tel: 3862-2411
Início: 21 de maio (ao todo serão 4 aulas: 21/05, 4 e 18/06, 2/7)
Investimento: 2 parcelas mensais de 194,00
Inscrições: pelo e-mail pat.pinna@uol.com.br (Vagas limitadas!)
Curso ministrado por:
Patrícia Pinna Bernardo (Psicóloga/Arteterapeuta)
Oneide Depret (Psicóloga/Arteterapeuta)
Patrícia Pinna Bernardo - Coordenadora da Pós-graduação em Arteterapia e da Pós-graduação em Arteterapia Aplicada: saúde, artes, educação e organizações (UNIP). Psicóloga (USP) e Artista Plástica (FAAP), Pós-doutora em Mitologia Criativa e Arteterapia (FEUSP), Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP), Arterapeuta e psicoterapeuta, atuando há 28 anos com crianças, adolescentes e adultos em consultório, escolas e instituições. Professora Universitária em cursos de graduação e Pós há 16 anos (Psicologia, Pedagogia, Artes Plásticas, Musicoterapia, Arte-educação, Arteterapia). Supervisora de trabalhos clínicos e institucionais.
Oneide Depret - Psicóloga (USP), Arteterapeuta (UNIP), Mestranda em Ciências da Saúde (UNIFESP). Professora Universitária em cursos de especialização em Arte-Educação e Arteterapia. Professora de Mitologia Criativa e Supervisora de trabalhos clínicos e institucionais. Psicoterapeuta e arteterapeuta com foco no trabalho individual e em grupos voltados para o autoconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário