domingo, 12 de fevereiro de 2012

PSICOTERAPIA JUNGUIANA - UNIVERSIDADE PAULISTA



Coordenadora do curso - Profa.Dra. Irene Gaeta


Início previsto para a 2ª quinzena de março de 2012

Objetivos

O curso visa estudar os fundamentos, os métodos e os procedimentos da Psicologia Analítica e contextualizando o pensamento de Jung segundo suas bases filosóficas e teológicas, discutindo sua inserção em sua época e na atualidade. Visa ainda compreender a linguagem simbólica na forma como se manifesta na Religião Ocidental e Oriental, percorrendo o horizonte dos mitos, símbolos na Psicologia Analítica;
Capacitar nossos alunos a observar e interpretar, tecendo um paralelo entre processos criativos e o processo de Individuação;
Estimular o planejamento e a execução de pesquisas em apresentação e discussão das técnicas diagnósticas e do raciocínio clínico da Psicologia Analítica.
Programa do Curso

Jung Vida e Obra
Psicologia Analítica (JUNG & CORPO – Calatonia, imaginação ativa)
Técnicas Expressivas na Psicologia Analítica ( Mandalas,Sandplay )
Psicopatologia - Psicofarmacologia
Desenvolvimento da personalidade
Estudos da linguagem simbólica: sonhos, mitos e contos
Bases Filosóficas e Teológicas do Pensamento de C.G. Jung
Imagem e Símbolo – História da Arte, Cinema (Jung & Arte)
Metodologia Científica
Supervisão – Estudo de Caso
Carga horária total: 544 horas

Duração: 30 meses

Corpo Docente

.

Áurea P. Roitman: Psicóloga, Analista Junguiano do IJUSP/AJB e da IAAP.

Ana Maria Caramujo Pires de Campos: Psicóloga clínica, Especialista em Musicoterapia, Mestranda em Ciências Médicas, UNICAMP.

Ana Maria Galrão Rios: Psicóloga, Mestre em Psicologia clínica Junguiana PUC-SP.

Dulce Helena Rizzardo Briza: Analista Junguiano do IJUSP/AJB e da IAAP.

João Bezinelli: Psicoterapeuta, Mestre em Psicologia Clínica / Estudos Junguianos pela PUC-SP. Especialização em Psicoterapia Junguiana pela PUC-SP. Professor e Coordenador do Curso "Jung e Corpo" do Instituto Sedes Sapientiae.

Lucia Helena Hebling Almeida: Psicóloga clínica e Doutora em Ciências Médicas, UNICAMP.

Marisa Catta-Preta: Psicóloga, com especialização pelo Instituto Sedes Sapientiae em Cinesiologia, Mestre em Psicologia clínica Junguiano pela PUC de São Paulo.

Maria Elci Spaccaquerche : Psicóloga e Mestre, PUC-SP; Coordenadora da coleção “Amor e Psique” da Paulus, Coordenadora de Eventos Junguianos Paulus.

Paola Vieitas Vergueiro: Psicóloga, Especialista na abordagem junguiana e em arteterapia, mestre em Distúrbios do Desenvolvimento e doutoranda do núcleo de estudos juguianos da PUC-SP.

Renata Whitaker Horschutz: Psicóloga clínica, membro didata da Associação Junguiana do Brasil e membro da International society for Sandplay Therapy.

José Jorge de Morais Zacharias: Psicólogo, Doutor em Psicologia Social pela USP, Especialista em Psicologia Junguiana pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Mestre em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo, Professor Universitário desde 1985, Analista Junguiano Associação Junguiana do Brasil (AJB/IAAP).

Marion Rauscher Gallbach: Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP.Analista Junguiana SBPA, com formação no Instituto C.G.Jung de Zurique, Suíça. Membro da International Association for Analytical Psychology – IAAP. Coordenadora do Núcleo de Sonhos da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica – SBPA. Professora convidada no Núcleo de Estudos Junguianos, Pós-graduação PUC-SP.

Gustavo Barcellos: Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Psicologia Clínica pela New School for Social Research de Nova York, analista didata da Associação Junguiana do Brasil-AJB e membro da Associação Internacional de Psicologia Analítica-IAAP. Conferencista com trabalhos apresentados no Brasil e no exterior, coordena seminários de psicologia arquetípica desde 1985, tendo traduzido e editado vários títulos de James Hillman.

Professora convidada - Denise Gimenez Ramos: Psicóloga, Analista junguiana, membro da SBPA, professora titular e coordenadora do Núcleo de Estudos Junguianos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971). Mestrado em Clinical Psychology – New School for Social Research (1978) . Professora titular dos Programas de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica e em Ciên cias da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde coordena o Núcleo de Estudos Junguianos. Foi vice-presidente da International Association for Analytical Psychology e atualmente é membro do Comitê Executivo e Chair of the Academic Subcommitte dessa Associação, com sede em Zürich.


Coordenadora do curso: 

Profa. Dra. Irene Gaeta, Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Gerontologia pela PUC/SP, doutora em Psicologia Clinic a pela PUC, especialista em Práxis Artísticas interface com a Saúde pela USP, psicoterapeuta Junguiana.Autora do livro Psicoterpia Junguiana - Novos caminhos na Clinica e outros titulos pela editora Vetor, e pela Casa do Psicologo



Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones:
São Paulo – Central de Pós-Graduação Lato Sensu (11) 2166-1066.
Outras Localidades - 0800 010 9000

Fale com a Pós-Graduação Lato Sensu através do e-mail atendimento.pos@unip.br








Nenhum comentário:

Postar um comentário