domingo, 22 de janeiro de 2012

Pós Graduação , lato sensu, especialização em : Arteterapia em Educação, Saúde, Social e Liderança no NAPES

TURMA I – Campinas/SP

Turma II – Curitiba/PR

Turma VII – São José dos Campos/SP


 


Este curso atende os parâmetros da UBAAT - União Brasileira de Associações de Arteterapia em relação ao conteúdo programático, como na formação do corpo docente. Os professores arteterapeutas são filiados ou estão em processo de filiação às Associações de Arteterapia conforme norma da UBAAT. Confira www.ubaat.org , clique em cursos
A pós graduação de Arteterapia promovida pelo NAPE em parceria com a FAVI – Faculdade Vicentina de Curitiba é reconhecida pela AATESP . Comprove entrando no site da AATESP e clique em cursos - http://www.aatesp.com.br/cursos_cursos.htm
Este curso atende as normas do MEC e o certificado é emitido pela FAVI – Faculdade Vicentina de Curitiba. Nosso diploma tem validade em todo território nacional como uma pós graduação, lato sensu, nível de especialização. Confira www.faculdadevicentina.com.br

Corpo Docente: mini currículo e enfoque principal do conteúdo programático.

Alberto Oliveira - Arteterapeuta- AATESP- 227/1111, psicólogo de abordagem Junguiana, CRP: 06/75880, e Personal Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching traz o entendimento dos Tipos Psicológicos de Jung utilizando dinâmicas e atividades arteterapêuticas de sensibilização e evolução para o desenvolvimento pessoal e de grupos.

Ana Claudia Valladares- Arteterapeuta, ABCA – nº 001/0301, artista plástica, doutora pela USP em Enfermagem Psiquiátrica, especialista em Artes Visuais, docente da UFG, organizadora da obra "Arteterapia no novo paradigma de atenção em Saúde Mental", membro fundador e Presidente da Associação Brasil Central de Arteterapia, membro diretor da UBAAT, coordenadora do Conselho Editorial de Revista Científica de Arteterapia Cores da Vida e Membro da Comissão Científica da Associação Brasil Central de Arteterapia apresenta o Atelier Terapêutico com ênfase na criatividade com pacientes adictos e a A Arteterapia Humanizando os Espaços de Saúde, título também de seu conceituado livro.

Ângela Philippini - Arteterapeuta, AARJ – nº 023, artista plástica, doutoranda em Ecologia Social na cátedra EICOS da UFRJ, Mestre em Criatividade pela Universidade de Santiago de Compostela, especialista em Educação Especial, editora da coleção de Revistas de Arteterapia “Imagens da Transformação, a primeira revista de Arteterapia do Brasil, autora das obras Cartografias da Coragem; para entender a Arteterapia, Linguagens e materiais expressivos em Arteterapia: uso, indicações e propriedades e de seu último livro Grupos em Arteterapia – redes criativas para colorir vidas, organizadora dos livros “Arteterapia: Métodos, Projetos e Processos” e Reencantamentos para Libertar Histórias, membro da Associação Americana de Arteterapia, membro do Conselho de Honra da UBAAT enfoca com maestria a Criatividade e o Processo Terapêutico.

Celso Luiz Falaschi - Arteterapeuta - AATESP – Professor, jornalista, doutor em Psicologia (Criatividade), mestre em Educação (Metodologia do Ensino Superior), foi diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (Intercom), sócio-fundador e conselheiro da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (Criabrasilis) e presidente da Academia Brasileira de Educação e Jornalismo Literário enfoca nesta pós graduação a Criatividade, Escrita Criativa e o Programa de Educação em Valores Humanos.

Elisa Kiyoko Gunzi - Mestre em Artes Visuais (UFRGS), graduada em Pintura e especialista em História da Arte do Século XX pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), e em Psicologia (PUC – PR) traz com gabarito em Curitiba,a História da Arte com ênfase no período contemporâneo, enfatizando movimentos e artistas a partir da década de 60 tais como, o artista plástico alemão Joseph Beuys e os brasileiros, Lygia Clark e Hélio Oiticica, que aproximam a relação entre arte e vida, instigando o espectador a ter uma experiência muitas vezes sensorial com o objeto artístico.

Elisabete Cristina Carnio Beltrame - Arteterapeuta – AATESP – nº 221/0811, psicóloga - CRP: 06/36828-4, educadora, mestre em Psicologia, com aprimoramento em Psicologia Clínica de Orientação Dinâmica com enfoque no uso de técnicas projetivas e psicoterapia breve com pacientes psiquiátricos pela USP de Riberão Preto, com ampla experiência em psicoterapia clínica e ex supervisora de estágios dos graduandos da Faculdade de Psicologia da USP/RP e da Universidade de Franca, nos traz o entendimento teórico e prático das Psicopatologias, instrumentando os participantes a atuarem em equipe multiprofissional nos programas da área da Saúde, assim como na orientação de professores com ênfase em aspectos preventivos da saúde mental no contexto escolar.

Fabiola Gaspar - Arteterapeuta - AATESP – nº 064/0706, educadora, psicóloga - CRP 06/35684-8, mestranda em Educação Comunitária, pós graduada em Psicossomática e em Transdisciplinaridade: Educação, Saúde e Liderança, idealizadora e Diretora do NAPE, foi coordenadora regional da UNIPAZ – Universidade da Paz. Na área social atuou como Diretora Regional do Vale do Paraíba e Litoral Norte da Secretaria Estadual da Promoção Social/SP, além da supervisão do Plano de Municipalização, a primeira experiência regional em atendimento a adolescentes em meio aberto, Secretaria de Promoção Social/ FEBEM. Atualmente em parceria com diferentes CREAS promove o atelier arteterapêutico destinado às mães e seus filhos em medida sócioeducativa. Fabiola Gaspar apresenta com toda sua experiência, conhecimento e prática a Arteterapia no social integrando os 4 elementos da Natureza: terra, água, fogo e ar. Entre no site do NAPE - www.napesjcampos.com.br e clique em reportagens e veja as entrevistas de Fabiola Gaspar para TV´s, Jornais e Blog´s.

Maíra Bonafé Sei - Arteterapeuta – AATESP- nº 062/0506, psicóloga - CRP 06/69177, doutora em Psicologia Clínica pelo IP-USP, docente da UEL, especialista em Psicoterapias da Infância – UNICAMP, foi membro do Conselho Diretor da AATESP, autora dos livros Arteterapia e Psicanálise e do livro infantil "Heráclito e as famílias da floresta"; organizadora do livro Arteterapia com Grupos, aborda com conhecimento e competência a temática Arteterapia e o processo grupal, ilustrando as dinâmicas implicadas neste contexto por meio de sua experiência com famílias e grupos em geral.

Otília Rosângela da Silva de Souza - Arteterapeuta - AMART- nº 005/0303, psicóloga de abordagem Junguiana, - CRP 16183/4, especialista em reabilitação em Geriatria e Gerontologia, especializada em Análise Junguiana, pós-graduada em Neuropsicologia, mestre em Criatividade pela Universidade de Santiago de Compostela, diretora da Integrarte Solar da Maturidade em Belo Horizonte/MG, membro fundador e presidente da Associação Mineira de Arteterapia, membro diretor da UBAAT, coordenadora do Congresso Internacional de Arteterapia – Ouro Preto/2011, membro honorário da Associação Portuguesa de Arteterapeutas nos honra possibilitando o entendimento da “Longevidade com Criatividade – Arteterapia com idosos”, tema também, do seu renomado livro.

Rodolfo Berg - Arteterapeuta - AARJ – nº172, psicólogo, CRP 05/17031, músico, especialista em Educação Estética – UNIRIO, professor do curso de pós-graduação em “Jung – Teoria Prática” UVA – Universidade Vieira da Veiga/RJ, membro fundador e ex. presidente da Associação de Arteterapia – RJ, membro diretor da Comissão de Ética e membro do Conselho de Honra da UBAAT , autor de vários artigos publicados sobre Arteterapia promove a Integração e transposição das diferentes linguagens artísticas.

Sandro Leite - Arteterapeuta - AATESP - nº 023/1203, artista, educador, membro fundador da AATESP, mestrando em Psicologia Clínica/ PUC-SP –(Núcleo de Estudos Junguianos), docente em graduação (Artes Visuais, Fotografia, Moda e Musicoterapia - FMU) e especialização em Musicoterapia (FMU), promove de forma inovadora em São José dos Campos e em Campinas a História da Arte destacando o estudo das artes visuais e da música a partir de um enfoque temático e não cronológico, valorizando as manifestações artísticas por meio de artistas, obras, movimentos e fazendo interrelações com a arteterapia.

Tatiana Fecchio Gonçalves - Arteterapeuta – AATESP- nº058/1105,doutora em Artes pela UNICAMP, organizadora dos livros Entre Linhas Formas e Cores e Arteterapia com Grupos, especialista em Artes e Novas Tecnologias na Universidade de Brasília/ UnB, docente e coordenadora na área de Arte há mais de uma década, traz esta experiência na disciplina A contribuição da Arteterapia na sala de aula. As discussões que realizou em seu doutorado com estágio na Wellcome Trust Centre for the History of Medicine/UCL Londres, intitulada A REPRESENTAÇÃO DO LOUCO E DA LOUCURA NAS IMAGENS DE QUATRO FOTÓGRAFOS BRASILEIROS DO SÉCULO XX será compartilhada com o tema Fotografia: conceitos e possibilidades no contexto Arteterapêutico.



Esta pós graduação, lato sensu, em Arteterapia tem a honra de apresentar o trabalho desenvolvido pelo Museu Imagens do Inconsciente que reúne obras de usuários dos serviços de saúde mental do Instituto Nise da Silveira – RJ, desde 1946. Para apresentar este trabalho contaremos com a presença do Mestre em Museulogia e Patrimônio Eurípedes Gomes da Cruz Junior e da coordenadora de projetos Gladys Schincariol que atua há mais de 30 anos neste renomado Museu. http://www.museuimagensdoinconsciente.org.br


APRENDA ARTETERAPIA COM ARTETERAPEUTAS !


As ótimas condições oferecidas pelo curso, o valor acessível a todos, o docente cuidadosamente selecionado e o conteúdo programático enriquecido fazem de nossa pós graduação um sucesso atraindo profissionais de diferentes áreas de todo o Brasil .

Venha também redescobrir a sua capacidade de criar, modelar e compor a própria vida. Especialize-se na aplicação da Arteterapia em seu ambiente de trabalho e facilite o despertar de crianças, jovens, adultos e idosos para uma vida mais saudável, elaborando bloqueios e conflitos, resgatando o instinto natural de comunicação e o potencial criativo.


LOCAIS: Solicite informações sobre o local do curso de acordo com a cidade de preferência ( Campinas, Curitiba e São José dos Campos).
Carga Horária - 520 horas - Duração - 18 meses (predominando um fim de semana por mês) além de 3 a 4 meses destinados a orientação de monografia.
Horários -
Sábado das 08:00 às 18:30 h.
Domingo das 08:00 às 13:00h.

Início em Campinas - Março
Início em São José dos Campos - Março
Início em Curitiba - Abril

Matricula : R$280,00 Mensalidade : 24 parcelas de R$380,00
Ou
Matricula : R$ 270,00 Mensalidade : 22 parcelas de R$415,00.
I - Incluído todo o material didático (apostila e material de arte), supervisão de estágio, orientação de monografia, certificação.
Oferecemos um Kit material com: giz pastel com 36 cores, tesoura , lápis de cor, giz de cera, canetas, pincéis, tintas, etc.
No decorrer do curso oferecemos materiais diferenciados como telhas, caixas, argila de primeira linha, contas e peças para bijuterias, papéis especiais como camurça, laminado e outros, jutas, fios, sianinhas, lãs, barbantes e linhas com espessura e cores bem variadas,conchas, flores e folhas secas, penas, pedras, areias de diferentes tamanhos e cores, máscaras, cd´s , lp´s, etc .
Garantindo a qualidade dos recursos materiais o NAPE providencia tudo para você. Clique aqui e comprove
Solicite a ficha de inscrição e a relação de documentos
* Esta pós graduação, lato sensu, em Arteterapia atende a Resolução do Conselho Nacional de Educação, CES nº1, de 03 de abril de 2001, portanto nosso diploma tem validade nacional.

Reservas e inscrições somente: (12) 3941-8114 ou pelos e-mail´s: contatonape@uol.com.br napesjcampos@uol.com.br


Certificado - FAVI - FACULDADE VICENTINA - Curitiba / PR.


fonte: http://www.napesjcampos.com.br/

Um comentário: