quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

ARTETERAPIA
A Arteterapia insere-se dentro de um contexto de exploração criativa e valorização do sensível, viabilizado por meio da utilização dos recursos artísticos expressivos. Desta forma, a interação inata entre o sujeito e o mundo dos fenômenos é descoberta (ou resgatada) e integrada por meio do ato criativo e do produto da criação no contexto propício ao desenvolvimento do sujeito e dos acontecimentos, ou seja, no contexto arteterapêutico. O universo da arte é fonte de transformações, e o sujeito criador- aquele que dá forma ao incorpóreo. Nessa conexão, a vida tende a pulsar e possibilidades várias de compreensão da natureza das coisas e do ser humano fazem-se iminentes. Sendo assim, a arteterapia caracteriza-se por possibilitar que qualquer indivíduo entre em contato com seu próprio universo interno, com aqueles que estão a sua volta e com o mundo.
À medida que a emergência da expressão se mostra indispensável, tanto mais o sentido da vida torna-se evidente e, consequentemente o despertar do desejo de como aprender a lidar com os problemas, os medos, deficiências, de modo a tornar os pensamentos e os atos mais consonantes com o viver pleno.
A AATESP- Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo- é uma entidade civil de objetivos sociais, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, que tem por finalidades:
- a defesa dos interesses dos profissionais de Arteterapia
- a divulgação da Arteterapia nos mais diversos contextos
- a promoção de cursos livres, de aprimoramento e de extensão, simpósios, seminários, grupos de estudo ligados à Arteterapia
- a publicação de livros e estudos específicos sobre Arteterapia
- o intercâmbio com as associações e instituições congêneres, em âmbito nacional e internacional (O.N.G., Associações culturais,etc.)
- representar os arteterapeutas do Estado de São Paulo em âmbito nacional
- servir a seus associados, membros colaboradores e ao público em geral, zelando pela observância dos critérios de competência profissional estabelecidos nacionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário